"O ato da conquista de um grande sonho reflete o sucesso nas lutas diárias para alcançá-lo." - Kléber Novartes

sábado, 27 de outubro de 2007

O poder da mente...

Durante a minha formação como atleta, só ouvia os meus treinadores a falarem sobre a “força física”, ou a dizer que tínhamos que “treinar muito para estar fortes fisicamente”, no entanto, o que me preocupava era o facto de a prioridade para os meus treinadores ser sempre a força física, em detrimento da força mental ou psicológica, o que na minha opinião considerava um erro grave.

Por esta razão, decidi, desde muito cedo, estudar e aprofundar conhecimentos sobre o poder da mente, neste caso específico, a de um atleta.

Após análise, verifiquei inúmeros exemplos de atletas, cuja força mental os levaram a atingir níveis extraordinários, apesar de estarem fisicamente debilitados, existindo até exemplos de atletas lesionados que conseguiram bater recordes mundiais…

Por tudo isto, considero que, num atleta, o mais importante não é a sua forma física mas sim a sua forma mental, pois é esta a base para que o atleta consiga render, pois por muito que o atleta esteja em forma do ponto de vista físico, se não estiver bem mentalmente, jamais conseguirá atingir os seus objectivos, pois faltar-lhe-á, entre outros, a confiança e a concentração necessárias para cumprir com as suas obrigações na quadra.

Considero então, que a forma do atleta é 80 % Mental e 20% física, e esta deve ser a principal prioridade que treinador deve trabalhar para que a sua equipa consiga ter rendimento, pois também houve algo que aprendi ao longo dos anos de estudo, por detrás de um atleta ou equipa campeã, está sempre um grande treinador

Pensem nisto e opinem.

Abraço,
Pedro Silva

3 comentários:

POC disse...

Eis um blog (e mais especificamente, este post tal como o anterior) que muitos treinadores deveriam ler!

Parabéns pelo blog e boa continuação.

Unknown disse...

e como trabahas esse "poder da mente"? de certo, periodozas todos os teus treinos semanais dando resposta ao principios metodologicos da progressao complexa e das propensoes, certo? Tendo em atençao que treinar (futsal) é um habito que se adquire na acçao em regime de uma determinada relaçao mente-habito

Coach disse...

Relativamente ao “poder da mente” ou a sua forma mental, de uma forma simples, consiste principalmente no seguinte, manter o atleta motivado e confiante! Sendo para isso necessário falar com atleta periodicamente; apresentar e desenvolver boas sessões de treino; colocar-lhe objectivos (realistas), etc,etc.
É o que considero “forma mental”, pois se o atleta estiver motivado e confiante, atingirá um nível superior de rendimento e poderá por vezes até se superar…

“A mente é que controla o corpo”