"O ato da conquista de um grande sonho reflete o sucesso nas lutas diárias para alcançá-lo." - Kléber Novartes

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Futsal = Inteligência

Já há algum tempo que não escrevia qualquer coisita… por isso, hoje lembrei-me de escrever sobre algo que considero fundamental para jogar Futsal, a inteligência…

Para mim, apenas pessoas inteligentes podem jogar Futsal, pois que não tiver este “atributo” jamais poderá praticar esta modalidade, visto que, ao contrário do que se possa pensar, o Futsal não se joga com os pés, mas sim com o cérebro…

Se é verdade que admiro os jogadores que utilizam a inteligência quando têm a posse da bola, que inventam jogadas, que efectuam passes precisos, que têm visão de jogo e que escolhem sempre a melhor opção, valorizo ainda mais aqueles que são inteligentes quando não têm a bola, o que é mais difícil, e que para mim, é a grande diferença dos grandes jogadores em relação aos outros… pois se analisarmos uma partida de Futsal, verificamos que um atleta passa a maior parte do tempo sem a bola do que com ela, até porque, só existe uma bola para dez atletas, ou seja, quando a bola está na posse de um atleta os outros nove não a têm…daí que considere que o mais importante num jogo de Futsal é a movimentação dos atletas (ofensiva e defensiva) quando não têm a posse da bola, pois toda a gente sabe se movimentar com bola (passe, condução ou drible), no entanto, a grande diferença entre os maus e bons jogadores é que os bons sabem sempre o que têm fazer quando não têm posse da bola, e para isso é preciso “pensar” o jogo a todo o momento, ou seja, ser inteligente….

Pensem nisto…e opinem.

Abraço,
Pedro Silva

1 comentário:

Anónimo disse...

concordo plenamente treinador... sou do Brasil e é dessa forma que abordo o Futsal, como um jogo de raciocínio... a partir disso já subdivido o jogo para que fique mais claro a eles em Percepção, Atenção e Decisão... gostei muito do seu comentário sobre o tema. espero que treinadores também estimulem isso nos seus alunos-atletas... Obrigado... Victor.