"O ato da conquista de um grande sonho reflete o sucesso nas lutas diárias para alcançá-lo." - Kléber Novartes

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

O treinador

Na minha opinião, considero que para se ser um treinador, seja de futsal ou de outra modalidade qualquer (principalmente colectiva) tem que dominar 3 factores fundamentais:



1 - Saber correctamente planificar, estruturar e organizar o dia-a-dia da sua equipa, nomeadamente os treinos e os jogos e tudo o que isso engloba, sendo para isso vital, conhecer muito bem o clube que orienta, quais as suas dificuldades, a sua estrutura, etc, de forma a que a planificação seja compatível com a realidade do clube.


2- Ter uma boa relação com todas as pessoas que englobam a sua equipa, seja a técnica, directiva, etc, mas principalmente os atletas, e para isso não discuto a melhor forma de o fazer, pois depende de pessoa para pessoa, da personalidade do treinador e/ou jogadores, bem como do "meio" em que está inserido o clube, o importante é manter as pessoas motivadas, tendo a certeza de que todos "darão tudo o que têm" pela a equipa em qualquer circunstância! No entanto, eu defendo, uma proximidade com os jogadores (e restantes elementos), de forma a que sintam que eu sou "um deles", e que eles sintam que são parte integrante nas decisões da equipa, escutando as suas opiniões, críticas, etc, partilhando emoções e tentando sempre estar a par dos seus problemas, quer pessoais, quer profissionais, etc. Ou seja, devemos tratá-los como "amigos", obviamente demarcando que a última decisão é SEMPRE a do "Mister".


3- Saber "ler" o jogo e ter a capacidade para "mexer" correctamente durante o mesmo, pois é isto que define se o treinador ou não tem capacidade para ocupar o lugar que ocupa.


Qualquer treinador que seja mau em algum destes 3 factores, mesmo que seja excelente nos outros, jamais será um treinador bem sucedido, no mínimo terá que os dominar razoavelmente, sendo o equilíbrio destes factores, a chave do sucesso...

No fundo, tudo se resume à função principal, a capacidade de liderança!


Pensem nisto e...opinem.


Abraço

Pedro Silva

2 comentários:

Unknown disse...

e o conhecimento da modalidade? e a construçao de um modelo de jogo e de treino , bem como a capacidade de o peracionalizar? ja agora, que entendes por modelo de jogo?

Coach disse...

Obviamente que tem que conhecer a modalidade, caso contrário não é treinador...
A construção de um modelo de jogo está indicada no factor 1 "Saber correctamente planificar, estruturar e organizar o dia-a-dia da sua equipa, nomeadamente os treinos e os jogos e tudo o que isso engloba".
Quanto ao modelo de jogo, para mim é a “identidade” da equipa, ou seja, é a “ideia” de jogo desenvolvida pelo treinador e constituída por princípios, sub-princípios, sub-princípios dos sub-princípios..., representativos dos diferentes momentos ou fases do jogo, que se articulam entre si, manifestando uma organização funcional própria.