"O ato da conquista de um grande sonho reflete o sucesso nas lutas diárias para alcançá-lo." - Kléber Novartes

sábado, 12 de janeiro de 2008

Questões...

O meu caro amigo, Zé Sousa (sousafutsal.com.sapo.pt), fez-me as seguintes questões para colocar no seu site, ao qual eu respondi com muito prazer…

sousafutsal.com.sapo.pt:

Recentemente ouvi na Rádio Antena 3, que um miúdo de 16 anos, foi expulso num jogo de futebol (11) por ter cabeceado (violentamente) um seu adversário e não satisfeito com o vermelho directo admoestado, cuspiu no árbitro do encontro.

O que pode e deve um treinador de futebol para controlar estas situações (isoladas) para que estas atitudes não passem para o seio da equipa?

Pergunto eu, HÁ ESPÍRITO E ACTIVIDADE FÍSICA NAS NOSSAS CRIANÇAS / JOVENS / ADOLESCENTES?

Estarão as crianças/jovens adolescentes de hoje a praticar desporto (s) de qualidade e na(s) quantidade certas?

Me:

Pois bem, relativamente a esta situação em concreto, eu se fosse o treinador do miúdo agiria da seguinte forma:
Conversava com ele a sós e tentava compreender o porquê daquela reacção e fazia-o entender o quanto a sua atitude prejudicou a equipa e principalmente a ele próprio, e logicamente que teria que o castigar de forma exemplar pela sua acção (que depois junto com a restante equipa técnica e direcção seria decidido) e fazia com que o atleta pedisse desculpa a todos os colegas, prometendo que seria a 1ª e única vez que tal aconteceria, caso contrário, deixaria de fazer parte do grupo.

Eu creio que todos merecem uma segunda oportunidade, e por isso esta seria na minha opinião, a forma mais correcta e pedagógica de lidar com a situação, no entanto, a disciplina é essencial para que um grupo funcione correctamente e acho que é importante que o atleta sinta a responsabilidade do seu acto e que não haverá lugar a uma 3ª oportunidade.

Creio que desta forma o atleta iria sentir-se responsabilizado pela sua acção e comprometido para com o treinador e restante grupo, que sentiria também que estas situações seriam sempre punidas de forma exemplar e imediata.

Quanto ao resto, relativamente ao "espírito desportivo", eu pessoalmente acho que é tudo muito variável, pois depende muito também da personalidade dos atletas, treinadores, dirigentes, da "cultura "do clube e do meio onde está inserido, e por isso, é impossível responder concretamente a essa questão, mas sinceramente acho que, na globalidade, os treinadores e dirigentes tentam passar uma mensagem positiva e desportista aos atletas, no entanto, por vezes as suas acções são contraditórias para com o que dizem, pois infelizmente para a maioria o importante é ganhar, e as pessoas por vezes acabam por agir de forma muito diferente do que dizem...

Quanto à se crianças/jovens adolescentes de hoje estão a praticar desporto (s) de qualidade e na (s) quantidade certas? Bem...eu acho que já muito se melhorou na última década, pois há cada vez menos "Treinadores de Tasco" (como diz o colega Francisco Fradilha) e já existe uma preocupação maior dos clubes em encontrar treinadores mais competentes, e também uma maior preocupação dos treinadores em querer evoluir, o que nos dá uma maior tranquilidade e segurança no presente e futuro, no entanto, ainda falta percorrer um caminho muito longo para que atinjamos o nível ideal...

Além dos treinadores que se estão a formar agora nos últimos anos, creio que os atletas de agora e que serão os treinadores do futuro é que irão mudar definitivamente esta situação, pois não nos esqueçamos que o Futsal ainda é uma modalidade muito recente e que ainda não existe na formação, um histórico muito grande de treinadores com uma mentalidade pedagógica e com a visão de que a formação existe essencialmente para ensinar a modalidade, qual a forma correcta de efectuar o passe, a recepção, as movimentações, etc, etc, ao contrário do ganhar de qualquer forma e seja de que maneira for...

Quanto à quantidade, eu acho que infelizmente os jovens portugueses deviam praticar mais desporto, pois já quase não se vêm miúdos a jogar a bola na rua como "no nosso tempo", preferindo as Playstations, Pc's, etc e isso é algo que me preocupa, pois a obesidade infantil continua a crescer de forma incontrolável, no entanto, também me preocupa o seguinte, o trabalho de alguns treinadores que, por formação incorrecta, mau planeamento ou desconhecimento, efectuam cargas físicas exageradas, incorrectas e desenquadradas a miúdos, principalmente nos escalões mais jovens, e que mais tarde irão sofrer, por exemplo, atrofias ou lesões graves nos músculos, ou o fenómeno de sub-rendimento, devido a esta situação muito preocupante.

Pensem nisto e opinem...

Sem comentários: