"O ato da conquista de um grande sonho reflete o sucesso nas lutas diárias para alcançá-lo." - Kléber Novartes

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Motivação - A diferença entre os homens e as mulheres

Quando se questiona sobre a principal diferença entre treinar futsal feminino ou masculino, a maioria responde que a maior diferença reside na velocidade, na técnica, na intensidade, etc, pois na minha opinião, a maior diferença e por sua vez a minha maior dificuldade (e desafio) reside na Motivação, pois saber motivar as mulheres é muito difícil e complicado…

As mulheres são mais complexas e complicadas, o que logo à partida dificulta as coisas, e depois “não aceitam” um discurso oco e sem conteúdo, enquanto aos homens, basta-lhes um discurso agressivo, directo e simples (as mulheres chamam-no básico, mas a palavra correcta é simples) para que a motivação fique nos píncaros.

Dou um exemplo concreto, imagine-se que ao intervalo a equipa está a perder e a fazer um jogo miserável e na palestra o treinador diz o seguinte: - Vocês estão a levar um festival de bola, são uns (umas) anjinhos (as), a equipa adversária faz o que quer de vós e eu se fosse a vocês sentia-me envergonhado do jogo miserável que estão a fazer (e isto com uns palavrõeszitos pelo meio), vamos entrar na 2ª parte e demonstrar que somos melhores!

Reacção dos homens: Entram na 2ª parte a “espumar-se” e só querem correr, lutar e demonstrar ao treinador que tudo o que ele lhes disse está errado.

Reacção das mulheres: O treinador é maluco, é bruto, básico, etc, e em vez de nos “puxar” para cima, ainda nos deitou mais abaixo e se é isso que ele pensa que corra ele.

Esta é a realidade… e por isso é que nem todos os treinadores têm a capacidade, vontade e (e paciência) para treinar mulheres, pois é tudo muito, mas mesmo muito mais complexo.

No entanto, a verdade é que tudo isto nos enriquece, pois obriga-nos a pensar e a procurar a forma mais correcta de entrar nas “cabeças” das atletas para conseguir um melhor rendimento, no fundo, faz-nos crescer como treinadores, levando-nos a ter um discurso com algo mais do que 2 ou 3 berros e alguns palavrões, ou seja, com substância…

Pensem nisto…
Abraço
Pedro Silva

1 comentário:

Nilmar das Neves Júnior disse...

Parabéns primeiramente pelo site, artigos, ideias, conceitos de futsal.
Sou estudante de Educação Física no Brasil. Ainda, jogo Futsal desde meus 8 anos de idade num nível competitivo, partindo pro Futebol aos 16 anos, onde alcancei o nível profissional.
Então, sigo ainda participando de eventos e partidas de Futsal e amo este esporte pela sua técnica e emoção. Pois bem, a alguns dias atrás recebi um convite para comandar uma equipe feminina numa competição curta, de apenas um dia e muitos jogos em sequencia, que acontece amanhã(domingo, 20).
Como não tinha experiência na função iniciei um processo de pesquisa procurando formas de ação para que possa fazer o melhor possível.
Sobre o Futsal, tenho alguns conceitos formados sobre táticas de jogo, técnicas, recursos pela experiência de quadra, como atleta, mas sendo comandante sou ainda inexperiente.
Na pesquisa, tive o prazer de encontrar este seu site, que aborda o Futsal em diversos âmbitos e ainda mais no gênero feminino com maior ênfase, satisfazendo minhas curiosidades.
Sendo assim, queria agradecer por partilhar sua idéias e que pude identificar-me com muitas delas e da mesma forma aprender bastante com elas. Como neste texto sobre motivação feminina e masculina.

Sucesso pra Você
e já me tornei adepto deste site e seus artigos!!
Abraço