"O ato da conquista de um grande sonho reflete o sucesso nas lutas diárias para alcançá-lo." - Kléber Novartes

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Objectividade

Já estava com saudades em escrever qualquer coisita, mas o tempo tem sido meu inimigo e não tenho conseguido dedicar-me ao blog… mas como diariamente verifico que o blog continua a ser visitado, arranjei um tempito para colocar e partilhar mais uma das minhas reflexões pessoais.


Creio que a objectividade é o ponto fundamental para o sucesso das nossas acções ofensivas, pois quando atacamos, mais importante do que movimentarmo-nos para os locais correctos, efectuar excelentes passes ou trocas, o fundamental é escolher o momento preciso em que a bola tem que ser colocada para finalizar, pois esse momento na maioria das vezes acontece em fracção de segundos (ou até milésimos de segundos) e depois passa a oportunidade…
Por exemplo, se virmos um jogo entre uma equipa que joga um futsal bonito, com excelentes movimentações e circulação de bola de nível superior, mas que tem dificuldades em criar situações de finalização, contra uma equipa fraca na circulação de bola e construção de jogo, mas objectiva, que coloca a bola na zona de finalização sempre que possível (nem que seja directamente do Guarda Redes), geralmente a equipa derrotada é a primeira, exactamente porque lhes o falta objectividade, isto é, definir o momento certo para colocar a bola na zona de finalização.

É por isso vital dar muita relevância nos treinos à objectividade em todos os exercícios ofensivos (e no jogo), pois escolher e identificar o “melhor momento” requer muita atenção e concentração, ou seja, muito treino!
A objectividade é o principal factor no sucesso de uma acção ofensiva, pois caso contrário todo o esforço geral na construção da mesma será apenas desgaste físico…

Pensem nisto…

Abraço
Pedro Silva

3 comentários:

Anónimo disse...

Pensar a objectividade com a tomada de decisão.
No meu entender, eis um dos pontos que se deve ter em conta. Fazer um jogo bonito com objectividade para o golo é necessário que o jogador a cada momento tenha a capacidade de decidir correctamente. Um erro grave das equipas é treinar jogadas bonitas mas sem colocarem o jogador a tomar a decisão a cada momento da jogada.
A atitude do adversário é diferente de momento para momento e provoca que a objectividade da equipa seja menos precisa se o jogador não estiver treinado para tomar diferentes decisões a cada momento. Para pensar e comentares..

Grande abraço

Coach disse...

Olá Marco,
Gostei muito do teu comentário.
Já uma vez aqui falei da tomada de decisão, e mais importante ainda da capacidade de decidir correctamente, que inclusivé é a qualidade que mais aprecio num atleta.
Não sei se está perceptível, mas o que quis potenciar neste artigo é exactamente a necessidade de se trabalhar diariamente a tomada de decisão dos atletas de forma a saberem identificar o "momento" exacto de colocação da bola na zona de finalização. Agora de que forma? Cada treinador deve desenvolver os seus exercícios consoante as ideias de cada um... Apenas para curiosidade, eu raramente faço exercícios sem oposição defensiva (e com muitas variações) e condiciono as acções de quem ataca (Ex: número de toques, espaço, etc), de forma a que as tomadas de decisão sejam sempre DIFERENTES e VARIADAS, obrigando os atletas a terem que pensar continuamente...
Abraço

Unknown disse...

Um bem haja pelo retorno dos posts.
Continuação Pedro.

Abraço