"O ato da conquista de um grande sonho reflete o sucesso nas lutas diárias para alcançá-lo." - Kléber Novartes

quarta-feira, 2 de julho de 2008

A técnica

Sempre que tenho oportunidade, tento acompanhar jogos de vários escalões e divisões distintas de forma anónima, tipo “penetra”, pois acho que se evolui e aprende bastante ao conviver com todas as diferentes realidades.

Num destes dias, enquanto assistia a um jogo de Juvenis, escutei por acaso uma conversa entre dois treinadores, que particularmente me chamou a atenção, pois após um jogador ter efectuado um drible sobre dois adversários, os “misters” automaticamente o qualificaram de “tecnicamente evoluído”, levando-me apensar se seria correcta esta avaliação? Após uma análise, cheguei a uma conclusão, que falarei mais abaixo…

Após continuar a analisar o atleta em questão, verifiquei que o atleta tinha, de facto, uma boa capacidade de condução de bola e de drible, no entanto tinha dificuldades ao nível do passe e da recepção, levando-me a concluir que afinal o atleta era fraco técnicamente, pois apesar de ser forte no drible, faltava-lhe o essencial e fundamental, o passe e a recepção, algo impossível para quem quer jogar Futsal ou para sequer haver um jogo de Futsal.

Então, a conclusão a que chego é que muitas das vezes as pessoas confundem a capacidade técnica com a capacidade de drible, pois para mim, um atleta evoluído tecnicamente é aquele que é forte na recepção de bola e no passe, independentemente de ter ou não capacidade de drible, ao invés do atleta que, parado, faz mil malabarismos com a bola ou finta a equipa toda adversária, mas que não consegue fazer a bola circular e assim jogar em equipa.

No entanto, é obvio que o atleta que tem capacidades “natas” de condução, domínio e drible de bola, tem vantagem “técnica” sobre os outros e até desenvolverá as suas capacidades de passe e recepção de bola mais rapidamente e terá uma maior possibilidade de atingir patamares superiores aos restantes, mas só e apenas se dominarem o “básico” do Futsal, o passe e a recepção de bola, caso contrário, irão para o grupo dos chamados “artistas de circo” que só fazem malabarismos e fintas para a bancada, mas que nunca conseguirão se tornar jogadores de Futsal.

Pensem nisto e opinem.
Abraço

Pedro Silva

7 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

that's way too cool.

Anónimo disse...

Infelizmente ainda há treinadores que pensam assim, mas na minha opinião pessoal e é só a minha opinião e não passa disso é que esses treinadores são um pouco condicionados não tem a essência do Futsal, não tem uma coisa muito importante, saber “ler”o jogo e saber quais as necessidades da sua equipa, porque para formar jogadores não é fácil, não basta dizer vai lá para dentro e joga, porque para mim ainda mais importante do que jogar para a frente é necessário saber defender bem seja individual ou á zona é necessário ensinar o ABC do Futsal e não deixar que ele se sinta melhor ou que esteja acima da equipa, por isso é que o Futsal é um jogo colectivo.

sportman disse...

Infelizmente ainda há treinadores que pensam assim, mas na minha opinião pessoal e é só a minha opinião e não passa disso é que esses treinadores são um pouco condicionados não tem a essência do Futsal, não tem uma coisa muito importante, saber “ler”o jogo e saber quais as necessidades da sua equipa, porque para formar jogadores não é fácil, não basta dizer vai lá para dentro e joga, porque para mim ainda mais importante do que jogar para a frente é necessário saber defender bem seja individual ou á zona é necessário ensinar o ABC do Futsal e não deixar que ele se sinta melhor ou que esteja acima da equipa, por isso é que o Futsal é um jogo colectivo.

Anónimo disse...

Concordo plenamente, que, se haver um bom passe e uma boa recepção, teremos um ótimo jogador de futsal; mias somando a isso um ótimo diblador?

Anónimo disse...

caro amigo tenho k lhe dar razão treino neste momento uma equipe da inatel mas não tenho curso algum apenas a experiencia de ex jogador e os anos k tenho passado pelos demais escaloes e entre o futsal -fut 7 fut11 ganhei a forma de treino de olho e a minha maneira de ler futebol pelo k conto com o 1º trufeo paulo ferreira em futsal alcabidesce 1 abraço do mister sem curso mas k conta com a esperiencia de ver e alterar o necessario para formar e treinar jovens e adultos com base no respeito disciplina e treino para ganhar o banco mister ze paquete setubal