Tal como nas épocas anteriores e quando estamos a menos de 2 semanas do início do campeonato distrital da 1ª divisão, decidi fazer o meu prognóstico sobre o campeonato em geral e sobre a prestação cada uma das 11 equipas que este ano compõe o principal campeonato da AF Porto.
1. Análise global do campeonato:
Relativamente à qualidade das equipas, acho que iremos assistir, para minha felicidade, ao campeonato mais competitivo das últimas épocas, onde as campeãs em título, AR Restauradores Avintenses, partem à frente como as principais candidatas à sua revalidação, tendo um grupo sério de perseguidoras constituído pela ACD Mindelo, EDC Gondomar, CD S. Salvador do Campo, SC Canidelo e, segundo creio, a GDCR Escolas de Arreigada, que esta época estarão mais fortes e determinadas em lutar pelo lugar mais apetecível do pódio. No patamar imediatamente a seguir, que poderá oscilar por um lugar tranquilo a meio da tabela ou até a descida de divisão, vem o AC Alfenense, FC S. Romão, GD Covelas e CA Corim que vão apimentar o campeonato até à última jornada, e na cauda da "pole position" parte na minha opinião a CSP Carvalhosa que caso não tenha conseguido reforços de qualidade, muito dificilmente conseguirá manter-se na 1ª divisão na próxima temporada.
2. Análise individual das equipas:
AR Restauradores Avintenses
Partem naturalmente como os grandes favoritos, visto que conseguiram manter a totalidade do seu plantel ao qual juntaram ainda a jovem Filipa Ferreira proveniente do extinto Ossela, sem esquecer as jovens Cristiana e Joana Neves que neste momento já atingiram um alto nível de maturidade, o que faz indiscutivelmente das gaienses a equipa com mais soluções do campeonato. A principal dúvida coloca-se na adaptação à nova equipa técnica, visto que o legado deixado por André Teixeira é enorme, com um histórico de 4 épocas plenas de sucesso, e logicamente que o novo treinador Sérgio Carvalho quererá incutir as suas próprias ideias de jogo e só tempo é que ditará os resultados desta nova realidade, no entanto, é na minha opinião o principal candidato ao título distrital
ACD Mindelo
Depois do 2º lugar da classificação na época passada, este ano a ACD Mindelo tem dois enormes desafios, em 1º lugar dar o seguimento ao bom trabalho da época passada, elevando assim os seus níveis de competitividade e exigência, para que definitivamente se assumam na luta pelo título distrital, e em 2º lugar, provar que o colectivo compensará a saída de algumas das suas mais-valias individuais das últimas épocas. Estou em crer que iremos conseguir provar que estamos à altura destes desafios, pois sinto a equipa totalmente identificada com os princípios modelo de jogo, o que nos torna mais fortes e confiantes, mas acima de tudo, sinto a equipa mais comprometida, alegre e unida em prol de um objectivo comum.
EDC Gondomar
A Escola de Gondomar parte com aspirações para lutar por um ceptro que já foi seu, depois da excelente época anterior, fruto do fantástico trabalho realizado por Vitor Fonseca no clube gondomarense. Além disto, conseguiram manter todo o plantel e ainda reforçaram-se muito bem, principalmente com o regresso Sóninha, ao qual se junta o regresso de uma Capoeira bastante forte e motivada e fisicamente a 100 % depois de ultrapassados os problemas físicos que a assolaram no final da época passada, o que lhes vem dar um maior poder de fogo na zona de finalização. Na minha opinião continuarão crescer jornada a jornada e chegarão ao final da época na luta pelo título.
CD S. Salvador do Campo
Os vencedores da Taça da 1ª divisão AFP da época passada são naturalmente uma equipa a ter em conta na luta pelos lugares cimeiros, no entanto, a lesão de Suka será muito difícil de ultrapassar, visto que o plantel das avenses não é muito vasto e vive mais pelas individualidades do que do colectivo, ficando entregue a Carla Vanessa a batuta para desiquilibrar a balança a favor da equipa liderada por Simão Pedro, e será, na minha opinião, a regularidade da sua atleta referência que ditará o sucesso das salvadorenses no decorrer do campeonato.
AC Alfenense
O Alfenense é uma equipa muito organizada e experiente, mas também algo intermitente, conseguindo alternar bastante entre o bom e o mau, no entanto, é uma equipa que ninguém gosta defrontar, pois são um obstáculo muito difícil de ultrapassar. Esta época têm, na minha opinião, a tarefa mais árdua dos últimos anos, pois existe um maior número de equipas de valor similar às alfenenses, bem como mais equipas a lutarem pelos lugares de acesso ao campeonato nacional, o que faz com que a equipa liderada por Sandra Dias não se possa descuidar.
FC S. Romão
Depois de já quase terem desistido, as trofenses decidiram (e ainda bem) continuarem no campeonato distrital, no entanto, esta incógnita poderá ter prejudicado na elaboração do plantel, contudo, a equipa liderada agora pelo técnico Miguel Reis conseguiu manter a base da época passada, ao qual juntaram atletas experientes provenientes do SC Canidelo e AR Rebordões, tornando-as uma equipa competitiva e que deixará a "pele em campo" na luta pelos 3 pontos em todas as partidas.
GD Covelas
A equipa liderada por Sérgio Monteiro fez um final de época fantástico na Taça, acabando empatada com ARR Avintenses e ACD Mindelo, conseguindo assim conquistar respeito de todos para a presente época, além disso, reforçaram-se com critério e qualidade, sendo Tété (Ex-Juv. Malta) e Vegeta (Ex-Póvoa Futsal) as principais caras novas para a presente temporada, colocando-as, na minha opinião num patamar de qualidade superior ao da época passada, sendo por isso uma equipa complicada e que conquistará muitos pontos ao longo da época.
GDCR Escolas de Arreigada
São na minha opinião um "outsider" na luta pelos primeiros lugares tendo em conta a qualidade dos seus reforços, nomeadamente Lígia Beirão e Lau, as duas Ex- Santa Marta - CP Penafiel, mas com experiência nos campeonatos da AFP e o regresso da ex-capitã Carla, depois do interregno na época passada, o que torna as pacenses uma equipa muito competitiva e difícil de defrontar, quer fora, mas principalmente no seu pavilhão, onde prevejo muitas dificuldades para qualquer equipa conquistar os 3 pontos. Parece-me que irão surpreender pela positiva ao longo da época, a ver vamos...
CA Corim
As meninas lideradas pelo técnico Alcino Vieira terminaram a época passada em grande forma, ao qual se juntam agora alguns reforços provenientes do GD Covelas, o que faz com que a equipa maiata tenha agora mais soluções. É uma equipa bem orientada e com um modelo de jogo bem definido, e na minha opinião, lutarão com o AC Alfenense, GD Covelas e FC S. Romão por um lugar tranquilo a meio da tabela.
SC Canidelo
As campeãs da 2ª divisão reforçaram-se em enorme quantidade e qualidade, mantendo apenas 3 atletas da época passada, mas contando nas suas fileiras com algumas das melhores executantes do campeonato. A equipa agora liderada por Saúl Ferraz juntar-se-á ao grupo de equipas composto pela ACD Mindelo, EDC Gondomar, CD S. Salvador do Campo e, volto a referir, GDCR Escolas de Arreigada na luta pelos lugares de acesso ao campeonato nacional em 2013/2014.
CSP Carvalhosa
Depois de na última época terem conseguido a manutenção na última jornada do campeonato, as pacenses do CSP Carvalhosa partem para esta época como as principais candidatas à descida, caso não tenha conseguido reforçar-se adequadamente para corresponder às exigências da 1ª divisão, até porque, tal como disse anteriormente, este será sem dúvida o campeonato mais difícil do últimos anos e onde todas as equipas têm atletas mais experientes e rodadas no campeonato da 1ª divisão que a equipa pacense.
4 comentários:
Creio que haverá algumas surpresas quer nas descidas, quer nos primeiros lugares...
Descem apenas 2 equipas ou seja o 8º posto garante permanência... Em relação ao texto, creio que deu demasiado importancia a equipa de Arreigada e a equipa do Canidelo. o arreigada tem uma equipa ao nivel do s.romao, covelas e alfenense... o Canidelo nem de perto nem de longe irá conseguir ombrear com o mindelo, gondomar e salvador do campo...
0 8º posto e o 9º garantem permanencia
Ups... de facto tinha uma informação errada sobre as descidas e apenas descem o 2 últimos classificados, ou seja, 10ª e 11º, e por isso já fiz uma correçãozita no texto.
Quanto ao texto, aprecio muito o comentários de todos e até gostava mais pessoas comentassem e dessem a sua opinião, pois esta é apenas a MINHA antevisão e é normal que muitos não concordem ou que tenham previsões diferentes. Abraço a todos e façam o favor de comentar à vossa vontade.
Pedro Silva
Enviar um comentário