"O ato da conquista de um grande sonho reflete o sucesso nas lutas diárias para alcançá-lo." - Kléber Novartes

sábado, 15 de setembro de 2007

Os gestos técnicos.

Define-se como gesto técnico, a acção que um jogador realiza, com ou sem bola, durante o decorrer do jogo.

Classes de gestos técnicos:


Antecipação - Movimento que realiza um jogador para antecipar-se ao seu adversário e alcançar a bola antes dele.

Apoio - Acção que realiza um jogador com o fim de facilitar a acção do colega que tem a bola em sua posse.

Barreira - Acção técnica realizada entre um, dois ou mais jogadores da mesma equipa, afim de evitar o remate directo do adversário à baliza de forma livre e facilitada.

Bloqueio - Acção técnica que se realiza sem bola e sem contacto físico, afim de “obstruir” a movimentação do adversário e permitir um passe livre ou movimentação entre colegas de equipa.

Carga - Acção que realiza um jogador com o ombro sobre o seu adversário, de forma não regulamentar, na disputa da bola.

Cobertura ofensiva/defensiva - Acção que realiza um jogador sobre um colega afim de permitir ora uma consistência ofensiva na construção ofensiva (criação de linha de passe), ora na defensiva (possibilidade de dobra caso o companheiro seja ultrapassado).

Condução de bola - Acção técnica de controlo e manejo da bola no seu transporte pelo campo.

Controlo - Acção mediante a qual o jogador se apropria da bola deixando-a em condições de poder ser jogada seguidamente.

Corte - Acção de cariz defensivo que impede que a bola chegue ao seu destino.

Desmarcação - Acção para escapar à vigilância de um adversário, surpreendendo-o com falsas movimentações, procurando receber a bola em segurança num espaço livre.

“Despejo” - Acção técnica que nos permite solucionar favoravelmente para a nossa equipa situações de grande perigo junto da nossa área.

Desvio - Acção mediante a qual modificamos a trajectória da bola com um fim premeditado (remate, cabeceamento, etc.).

Drible - Acção que nos permite conduzir a bola mantendo o seu controlo e ultrapassar os adversários.

Entrada (tackle) - Acção que realiza um defesa sobre o adversário quando este possui a bola, com a intenção de estorvar a sua acção.

Finta - Movimento feito com o corpo, independentemente da trajectória da bola que tem como objectivo confundir o adversário, obrigando o adversário a deslocar-se beneficiando a nossa acção.

Intercepção - Acção mediante a qual interceptamos a bola e nos apropriamos dela para dar continuidade ao nosso ataque.

Lançamento - Acção de reposição da bola em jogo através do guarda-redes.

Marcação - Acção que se realiza sobre os jogadores adversários para impedir que recebam a bola em condições de a poder jogar.

Passe - Acção técnica que permite estabelecer uma relação entre dois ou mais jogadores de uma equipa mediante a transmissão da bola com um simples toque.

Permuta - Acção que consiste em ocupar a posição do colega que nos fez a cobertura, aquando ultrapassados por um adversário.

Pressão - Acção técnica que realizam de forma sincronizada (alternada) todos os jogadores de uma equipa (consoante o modelo táctico podemos ter até 6 linhas de pressão), sobre o adversário que possui a bola, de forma a dificultar o controlo da bola e recuperá-lo rapidamente.

Pressing - Acção de pressionar com maior ou menor intensidade sobre um ou todos os jogadores adversários afim de evitar a sua progressão ou recuperar imediatamente a posse de bola.

Recepção - Acção técnica que consiste no contacto com a bola com maior ou menor intensidade.RecuperaçãoMovimento de retrocesso que realizam os jogadores de uma equipa quando perdem a posse de bola.

Remate - Acção técnica que consiste em enviar a bola à baliza adversária afim de obter o golo. Pode ser executado tecnicamente ou com força, com a cabeça ou sobretudo com os pés.

“Retenção” - Acção que realiza o guarda-redes de uma equipa e que consiste em reter a bola, após defesa, imobilizando-a com as mãos ou com as mãos e os pés.

Rotação - Intercâmbio de posições dos jogadores de uma equipa, afim de iludir o adversário (defensivamente) e proporcionar que o ataque se desenvolva mais perto da baliza adversária, aproveitando os erros defensivos adversários.

Reposição - Acção técnica que consiste em colocar a bola em jogo, quando se inicia o jogo, quando a bola sai pela linha de baliza ou laterais, ou na marcação de uma falta.

Saída - Acção que realiza o guarda-redes de uma equipa afim de impedir que um adversário faça golo, saindo da sua área de baliza, disputando a bola de forma rápida e imediata sem contenção.

Temporização - Movimento ilusório de contenção que efectua um jogador de uma equipa para confundir os atacantes e ganhar tempo para que os seus colegas reorganizem a defesa. Podemos ainda temporizar quando atacamos permitindo que o trabalho da movimentação esteja bem compensado proporcionando diferentes linhas de passe.

Vigilância - Acção de observação dos movimentos adversários ao nível defensivo e ofensivo.

Sem comentários: